Doar medula óssea é um ato que salva vidas e precisa ser conhecido cada vez mais.
A medula óssea é o tecido esponjoso encontrado no interior de ossos como o fêmur e a bacia, e é responsável pela produção de células sanguíneas, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Quando alguém é diagnosticado com uma doença do sangue que afeta a medula óssea, a única esperança de cura muitas vezes é encontrar um doador compatível.
Sob forte chuva eles resolveram ser solidários
Era um dia de forte chuva em Worcester, na Inglaterra, e cinco mil pessoas esperavam na fila, onde permaneceram horas, para descobrir quem teria a combinação ideal de células-tronco compatível com uma criança que luta contra o câncer.
Com apenas 5 anos de idade, Oscar Saxelby-Lee tem leucemia linfoblástica aguda, um tipo raro e agressivo de câncer do sangue e da medula óssea que afeta os glóbulos brancos.
A equipe médica responsável por Oscar disse à família que só tinham três meses para encontrar um doador compatível o suficiente para o transplante e a conseqüente cura do câncer.
Os pais do menino, Olivia Saxelby e Jamie Lee, lançaram uma campanha chamada “Hand in Hand for Oscar” para encontrar um doador. A intenção do manifesto era convencer o maior número de pessoas a se inscrever no cadastro de doadores de medula óssea.
Resultado: mesmo com chuva forte, 4.855 pessoas fizeram fila do lado de fora da escola de Oscar para se inscrever.
A organização sem fins lucrativos que mantém a unidade disse que o recorde anterior para tal evento era de 2.200 pessoas. Portanto, a campanha do Oscar conseguiu o dobro de pessoas.
“Não há palavras para expressar nossos sinceros agradecimentos e amor pelas milhares de pessoas incríveis que compareceram à Pitmaston Elementary School neste fim de semana”, escreveu a Pitmaston Elementary School no Twitter.
Oscar ficou sob os cuidados de médicos do Hospital Infantil de Birmingham. Antes do transplante ele já havia passado por 20 transfusões de sangue e quatro semanas de quimioterapia.
O resultado final da campanha
A campanha além de conseguir o doador compatível para Oscar ainda conseguiu mais 6 doadores para outras pessoas.
Oscar foi submetido a um transplante de medula óssea. A cirurgia foi bem-sucedida, mas infelizmente 3 meses um exame constatou que a Leucemia havia voltado.
O Sistema de Saúde britânico explicou que não foi capaz de financiar o tratamento de que Oscar precisava e, nesse momento, os pais lançaram um apelo para arrecadar a quantia e submeter o filho a um inovador tratamento experimental em Singapura.
Em três semanas, a meta de £ 500.000 (algo em torno de 3 milhões de reais) foi alcançada.
Em janeiro, os médicos deram a boa notícia de que, após a terapia, que envolve a reprogramação das células do sistema imunológico que mais tarde têm como alvo o câncer, Oscar foi curado.
Em abril, após um segundo transplante de medula óssea, o menino recebeu alta do hospital.
Doação de medula óssea
Essa linda história nos mostra como é importante lembrar que, ao se tornar um doador de medula óssea, você pode ser a esperança que alguém está buscando desesperadamente.
Cada pessoa registrada aumenta as chances de encontrar um doador compatível, tornando possível realizar transplantes que podem curar doenças graves.
Por isso, doar medula óssea é mais do que um ato de solidariedade; é um ato de esperança, amor ao próximo e empatia.
Junte-se a essa nobre causa e faça parte da rede de doadores que está fazendo a diferença na vida de tantas pessoas. Sua doação pode salvar vidas e trazer esperança a famílias inteiras em busca de um milagre médico.
Fonte Adaptada e traduzida : Nation e WN