A Organização Mundial da Saúde recomenda amamentação exclusiva por pelo menos os seis primeiros meses da vida do bebê, e existem leis em todo o mundo para proteger mães que amamentam.
Nos Estados Unidos, todos os estados têm leis que especificamente permitem que mulheres amamentem em qualquer local público ou privado; a União Europeia, de modo semelhante, proíbe a discriminação contra mães amamentando.
No Brasil finalmente começamos a rever essa situação.
Em 2019 o Senado aprovou, em regime de urgência, projeto para penalizar, com multa, a violação do direito à amamentação.
O projeto de lei estabelece que, mesmo havendo espaço reservado para amamentação nos estabelecimentos, cabe somente às mães decidirem se querem ou não utilizar o local.
A pena para quem proibir a amamentação é de multa com valor não inferior a dois salários mínimos.
Mamãe ou papai de primeira viagem ? Está com dúvidas ? Calma, nossa equipe de 11 médicos especialistas vai te ajudar. Clique e confira o que temos a lhe oferecer.
Novo Projeto de Lei
Hoje foi apresentado à Câmara dos Deputados um projeto para penalizar quem constranger a mãe que estiver amamentando em local público.
O Projeto de Lei 4837/20 pune quem proibir ou constranger a mãe no momento da amamentação, em estabelecimento público ou privado.
A pena prevista é reclusão de um a quatro anos e multa. A proposta acrescenta o novo crime ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
O texto foi apresentado à Câmara dos Deputados pela deputada Rejane Dias (PT-PI). Ela ressalta os benefícios do aleitamento materno e acredita que a proteção e a promoção do ato dependem de esforços coletivos e constituem um desafio para o sistema de saúde.
“A Carta Magna preceitua que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança o direito absoluto à vida, à saúde e à alimentação, além de colocá-la a salvo de qualquer forma de discriminação e opressão”, observa Rejane Dias.
Pelo projeto, caberá aos municípios e ao Distrito Federal regulamentar e fiscalizar a medida, caso ela seja aprovada e vire lei.
Top 5 histórias mais lidas do site:
*Pai descobre que sua filha fazia bullying e decide fazer compras com a vitima usando o dinheiro destinado à filha.
Com 51 anos de casamento Tony Ramos afirma “Ela é tudo” e dá dicas para a vida à dois.
Henrique Fogaça vibra com filha, que conseguiu ficar de pé e se trata com canabidiol
*Ex-seringueira viúva forma 11 filhos na faculdade: que orgulho!
Deputado, médico , mas antes de tudo “PAI” . Deputado trabalha com filha no colo no Maranhão