A amamentação ainda nos dias de hoje gera discussão sobre onde e quando pode amamentar. Leis estão sendo criadas por todos os cantos do mundo para poder dar a mãe o direito e amamentar quando e onde quiser.
Esta semana vimos os dois lados da moeda do assunto em fatos distintos. De um lado um professor que queria proibir sua aluna, que é mãe, de amamentar durante a aula on-line, do outro lado o Papa Francisco que elogiou uma mãe que estava amamentando durante sua missa.
Em um relato do Facebook a estudante e mãe Marcella Mares relatou que um de seus professores da faculdade exigiu que os alunos mantivesse câmeras e microfones ligados durante a aula online.
Até ai tudo bem, ela respondeu que deixaria ligado, porém quando fosse necessário amamentar a filha, iria desligar a câmera. O professor então respondeu: “Fico feliz em saber que você pode ter sua câmera e microfone ligados, mas, por favor, não amamente sua filha durante a aula porque não é o que você deveria fazer. Faça isso depois da aula”.
Simplesmente uma falta de simpatia tremenda. Diante dos fatos a estudante entrou em contato com a coordenação da faculdade que teve o bom senso de se desculpar e em nota informou :
“Lamento o transtorno em relação à sua intenção de amamentar seu bebê. A partir de agora, você tem o direito de amamentar seu bebê a qualquer momento durante as aulas. Você pode desligar a câmera a qualquer momento, conforme necessário”, respondeu a coordenadora da faculdade.
E informou ainda que :
“O docente não conhecia a lei do aleitamento materno e agora entende que sua diretriz não era correta. A lei da Califórnia exige que as escolas acomodem os alunos para condições relacionadas à gravidez e ao parto, incluindo a lactação. A acomodação inclui fornecer o tempo longe das aulas para amamentar sem penalidades acadêmicas”, completou a nota da faculdade.
Mamãe ou papai de primeira viagem ? Está com dúvidas ? Calma, nossa equipe de 11 médicos especialistas vai te ajudar. Clique e confira o que temos a lhe oferecer.
O papa Francisco fez elogios a uma mãe que estava amamentando e buscando acalmar seu filho durante a audiência geral realizada na sala Paolo VI, no Vaticano, e disse que aquele momento mostrava a “ternura de Deus”.
Em entrevista o Papa Francisco contou que enquanto estava ocorrendo a leitura da Bíblia, chamou sua atenção o fato do neném chorando e da mãe tentando acalmá-lo.
“Vi a mãe que ninava e amamentava o pequeno. Assim faz Deus conosco, como aquela mãe. Com quanta ternura ela movia o menino, amamentava. São imagens belíssimas, e quando isso acontece na igreja, isso de um bebê chorar, é preciso sentir ali que está a ternura de uma mãe que é o símbolo da ternura de Deus com nós”, disse aos presentes.
O Papa ainda disse que “nunca se deve silenciar uma criança que chora na igreja, porque é a voz que atrai a ternura de Deus”. “Obrigado pelo seu testemunho”, disse ainda para a mãe com o bebê nos colos.
Ao longo dos anos, Francisco tem adotado essa postura de reforçar a importância da amamentação em qualquer lugar, mesmo que seja durante uma celebração dentro da igreja.
“Se eles começam a chorar é porque estão com calor ou não estão confortáveis. Se tiverem fome, amamentem-nos sem medo, deem lhe de comer, isso também é uma linguagem de amor”, disse às mães durante uma cerimônia .
Top 5 histórias mais lidas do site:
Na busca por proporcionar momentos memoráveis e saudáveis em família, não há dúvida de que…
Bullying é um tema sério e atual que afeta crianças em todo o mundo. Conhecer…
A licença parental igualitária é uma política que busca garantir que tanto mães quanto pais…
Para que os homens possam exercer uma paternidade ativa é fundamental oferecer ferramentas e informações…
É muito trabalhoso e cansativo cuidar de crianças, quem não tem filhos ou nunca cuidou…
Neste artigo, exploraremos alguns detalhes básicos da criopreservação de óvulos, uma técnica revolucionária que oferece…