A Polícia Civil de Santa Catarina emitiu alertas para a população sobre o novo desafio que leva crianças e adolescentes ao suicídio. O desafio que traz como personagem o ‘Pateta’ para chamar a atenção, começou no México em 2017 e em países de língua espanhola e chegou ao Brasil neste ano.
Ainda não há nenhum registro de vítima no Brasil , mas é necessário que os pais fiquem atentos ao que os filhos fazem na internet.
São vários perfis espalhados no Facebook, que usam o nome de Jonathan Galindo, para se aproximar de crianças nas redes sociais, começando com trocas de mensagens e avançando para mensagens de terror que incitam ao suicídio.
Desafio do Pateta sucede ‘baleia azul e momo’ na internet
Em 2017, o desafio da ‘Baleia Azul’, que teve origem na Rússia, onde eram distribuídos desafios em um grupo secreto onde os contatos eram iniciados pelo Facebook.
Entre os desafios estavam provas mórbidas que de certa forma preparavam os participantes para o suicídio.
Em 2018,o ‘Boneca Momo’ uma figura medonha, de olhos esbugalhados e parecida com uma mulher pássaro.
Na corrente, alguém se passa pelo personagem e lança um jogo com desafios perigosos, como o sufocamento e enforcamento.
No caso do Homem-pateta, os perfis têm poucas postagens e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. Feito isso, é só esperar o retorno deles, que se dá através do envio de mensagens, vídeos, áudios ou até mesmo de uma ligação por vídeo ao vivo.
O conteúdo da resposta tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, tenta provocar o suicídio.
Alerta
Os pais precisam trazer segurança e educação cibernética para os filhos, explicando sobre os males encontrados na internet.
Nunca se deve deixar a criança ou adolescente trancado no quarto navegando pela internet sem supervisão alguma.
Se for necessário, os pais devem instalar um programa espião para saber o que os filhos fazem na internet, principalmente se forem crianças, que normalmente são o alvo deste tipo de ameaça.